terça-feira, 30 de outubro de 2007

Está faltando criatividade em Hollywood ?

Essa é a pergunta que nove entre dez críticos de cinema fazem, a verdade é que o cinema hollywoodiano passa por uma difícil fase de falta de criatividade. Os filmes que mais fazem sucesso hoje são os mesmos que já fizeram sucesso há anos atrás, mas agora com uma nova “roupagem”.

O Massacre da Serra Elétrica (2003), Sexta-Feira Muito Louca (2003), A Fantástica Fábrica de Chocolates (2005), King Kong (2005) e A Casa do Lago (2006) são alguns exemplos de adaptações satisfatórias recentes do cinema americano.

A mania teria começado com as refilmagens de filmes orientais como o popular japonês Ringu que ganhou uma versão americana The Ring (O Chamado) e se tornou um grande sucesso comercial. Desde então as refilmagens se tornaram freqüentes no mercado de filmes e a cada ano mais películas são recriadas ou adaptadas (livros, jogos de video game, quadrinhos).

Os fãs dos originais geralmente odeiam os remakes, reclamam da falta da essência quando é refilmado. Infelizmente para uns e felizmente para outros as refilmagens devem continuar, segundo o site Cinema em Cena as próximas “vítimas” deverão ser os clássicos do terror Os Pássaros de Alfred Hitchcock e Halloween (estrelado originalmente por Jamie Lee Curtis), ambos estão programados para chegar aos cinemas em 2008.

É mais fácil usar o que já deu certo ? Parece que os executivos acreditam nisso e as bilheterias comprovam que sim, os remakes fazem sucesso. Se a onda dos remakes vai acabar ? Nunca se sabe, pode ser uma moda que veio pra ficar, pode ser passageira, mas não há como negar que seria bem mais interessante se os produtores, roteiristas e diretores de Hollywood tentassem colocar a cabeça pra funcionar um pouco e pensassem menos nos lucros.
Crédito Foto: Imagem do filme O Chamado (2002) retirada do site www.bocadoinferno.com

2 comentários:

Henry S. disse...

Infelizmente é isso que acontece. Os produtores executivos de Hollywood estão mais preocupados com o retorno financeiro do que a qualidade ou a criatividade da pelicula. É só constatar que, quando um filme dá uma bilheteria rentável, logo é feito a sua sequencia. Assim surgem lixos como Jogos Mortais 2,3...

Thiago Lysy disse...

Valeu Henry pelo comentário, vou passar no seu blog hehe !